7 passos para uma vida longa e saudável
Sete passos simples podem fazer com que até pessoas que já estão na meia-idade tenham uma boa chance de chegar aos 90 – ou quem sabe, até mesmo aos 100 anos -, de acordo com o cardiologista americano Clyde Yancy. Por isso, nunca é tarde para adotar alguns hábitos saudáveis em nosso cotidiano. Aqui estão as dicas na íntegra:
1 – Seja ativo
Está muito parado? Então é melhor começar a se exercitar o quanto antes. O sedentarismo pode tirar até quatro anos da expectativa de vida de uma pessoa. Além disso, quem é fisicamente inativo tem duas vezes mais probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca ou ter derrame.
O efeito protetor do exercício sobre as doenças cardiovasculares já é bem conhecido, mas existem muitos outros benefícios. Atividades físicas reduzem significativamente o risco de uma série de cânceres também.
2 – Conheça seus níveis de colesterol e os mantenha sob controle
Colesterol alto pode levar ao acúmulo de depósitos de gordura nas artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas e derrame. Os médicos recomendam que adultos tenham, no máximo, um total de 5 mmol/L de colesterol no sangue.
3 – Tenha uma dieta saudável
Uma boa alimentação é uma das coisas mais importantes que podem ser feitas para melhorar a saúde. Em uma dieta saudável não devemos consumir açúcar, gordura e sal em excesso. Frutas e vegetais, por sua vez, contêm fibras, vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo – ou seja, todos podem abusar deles.
4 – Mantenha sua pressão arterial controlada
Pressão alta é um fator de risco para ataque e insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral e doenças renais. Também há evidências crescentes de que a pressão elevada contribui para a demência. Por isso, manter a pressão controlada é fundamental.
5 – Alcance e mantenha um peso saudável
Vários países já têm índices alarmantes sobre a obesidade. Para exemplificar, 60% dos adultos britânicos estão acima do peso ou obesos – os principais fatores de risco para doenças cardíacas e derrame. Ser obeso pode reduzir a expectativa de vida em quase quatro anos.
6 – Fique livre de diabetes, ou mantenha os níveis de açúcar sob controle
Quase 350 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela diabetes. O tipo 2 pode surgir quando alguém come muito, mas se exercita pouco.
A diabetes aumenta o risco de pressão alta, aterosclerose (estreitamento das artérias), doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral, principalmente se os níveis de açúcar no sangue não forem bem controlados.
7 – Não fume
O tabagismo causa a maior parte das mortes por câncer de pulmão, além de vitimar milhares de pessoas por bronquite, enfisema e doença cardíaca todos os anos. Parar de fumar imediatamente diminui o risco de doença cardíaca e derrame. Apagar o cigarro pode ser uma boa ideia para uma vida mais longa e saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo!Namastê