Evacuações acontecem no Alasca devido a uma tempestade "épica"
09 Novembro 2011
(Reuters) - Uma tempestade de "épica" está caindo em cima da Alaska ocidental desde terça-feira, o Serviço Meteorológico Nacional advertiu que poderia ser uma das piores já registrados para o Estado.
A tempestade, movendo-se do interior das ilhas Aleutas, era esperado para trazer força de furacão e ventos com rajadas de até 100 quilômetros por hora, uma forte nevasca, inundações costeiras e erosão generalizada grave para a maioria do litoral oeste do Alasca, segundo Serviço Meteorológico Nacional.
"Esta será uma tempestade extremamente perigosa e uma ameaça à vida de uma magnitude épica rara de se experientar", disse o serviço em uma mensagem de aviso especial.
Poderosas tempestades no Pacífico Norte e no Mar de Bering são comuns nesta época do ano, mas este evento é incomum devido à sua trajetória, disse Brown.
A última vez que uma tempestade de uma magnitude semelhante foi enviada na direção norte foi em 1974, mas a superfície do mar era muito mais congelados, disse Brown, meteorologista do Serviço Meteorológico Nacional em Anchorage.
"A história diz que o gelo marinho ajuda a dominar a tempestade", disse Brown. "Sem o gelo do mar lá, pudemos ver todo o peso do que 6 - a 9 metros de tempestade."
Gelo do mar Ártico atingiu neste ano a cobertura do segundo menor desde que os registros de satélite começaram em 1979, de acordo com a neve Nacional e Centro de Dados de Gelo em Boulder, Colorado.
"O mar de Bering tem e sempre terá essas tempestades fortes. O que é diferente agora é o seu potencial destrutivo como você perder a cobertura de gelo do mar", acrescentou.
Embora a região é pouco povoada, a tempestade apresenta perigos significativos, Alaska senador Mark Begich disse em uma declaração por escrito.
Leia na íntegra:
Fonte: Reuters
Postado por Ravena
***
Colaboração de Rosa Amelia Muruci
e
Zulma Peixinho
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo!Namastê