RETORNO

AMADOS! DEPOIS DE UMA PARADA ,RETORNAMOS REVIGORADOS E CADA VEZ MAIS CERTOS EM CONTINUARMOS NOSSA APRENDIZAGEM.NESSE PERÍODO SOMENTE FORAM POSTADOS MENSAGENS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK,NA QUAL PARTILHAMOS ASSUNTOS TÃO RELEVANTES NESSE MOMENTO DE TRANSIÇÃO!VAMOS EM FRENTE QUERIDOS EM NOSSA CAMINHADA COM AMOR ,LUZ,FÉ E DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES! NAMASTE

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Satélite Rosat já entrou na atmosfera, afirma Centro Espacial Alemão

Atualizado em 23/10/2011 

Satélite alemão entrou na atmosfera da Terra, diz Centro Aeroespacial

Rosat é do tamanho de uma minivan e pesa 2,4 toneladas.
Não há informações que destroços tenham atingido o planeta.


O Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) informou neste domingo (23) que o satélite aposentado Rosat entrou na atmosfera da Terra no início da madrugada, mas não confirmou que destroços tenham atingido a superfície do planeta.

Não está claro ainda, segundo o DLR, onde o equipamento entrou na atmosfera.

O DLR anunciou na quarta-feira (19) que um satélite aposentado poderia cair de volta na Terra neste fim de semana. Os cientistas disseram que não saberiam informar em que parte do planeta as peças cairiam.
O satélite é do tamanho de uma minivan e pesa 2,4 toneladas. Ele vai se queimar durante a reentrada na atmosfera, mas 30 fragmentos, que juntos têm 1,7 tonelada, poderiam atingir o solo. A maior dessas peças é um espelho resistente ao calor.
“Todos os países do mundo entre 53 graus norte e 53 graus sul podem ser afetados”, afirmou Andreas Schütz, porta-voz do DLR. A vasta área inclui a maior parte das regiões habitadas do planeta e todo o território brasileiro.

Ilustração do satélite Rosat, lançado pelo Centro Aeroespacial Alemão em 1990 (Foto: AP Photo/EADS Astrium) 
Ilustração do satélite Rosat, lançado pelo Centro Aeroespacial Alemão em 1990. (Foto: AP Photo/EADS Astrium)

O Rosat foi lançado em 1990 e pôs em órbita o primeiro telescópio espacial a usar raios X para captar imagens. O aparelho foi usado para estudar buracos negros e estrelas de nêutrons até 1999, quando foi aposentado. Na época, ele voava a entre 565 km e 585 km da Terra. Desde então, ele vem perdendo altitude; em junho de 2011, a distância para a superfície era de 327 km.

Em setembro, um satélite da Nasa provocou medo depois que a agência norte-americana anunciou que ele cairia na Terra. Porém, a reentrada aconteceu sobre o Oceano Pacífico e não causou nenhum estrago aparente.

A DLR calcula que a chance de alguém ser atingido por uma peça do Rosat é de uma em 2 mil – um pouco maior do que a que a Nasa calculava para seu satélite, no mês passado. Como há cerca de 7 bilhões de pessoas na Terra, o risco de que você seja atingido é de cerca de um em 14 trilhões.


_____________________________________

Quarta-feira, 19 out 2011 - 11h19

Satélite de 1.6 tonelada deve reentrar na atmosfera no domingo

  
Atualização - 23 de outubro - 08h00Informações do grupo de observação SatObs dão conta de que o satélite ROSAT reentrou provavelmente à 01h45 UTC (23h45 Hora de Brasília), sobre o oceano Índico, ao norte das Ilhas Diego Garcia, nas coordenadas 6°S e 71E. Aguarde novas informações.


Atualização - 22 de outubro
Acompanhe as últimas horas do satélite desgovernado ROSAT
Apesar das incertezas que pairam sobre o momento da reentrada de qualquer satélite desgovernado, todos os modelos de previsão de decaimento apontam que o satélite alemão ROSAT deverá atingir o ponto de ruptura neste domingo, 23 de outubro.


Alguns prognósticos de decaimento, como o do Comando de Defesa Espacial dos EUA, USSTRATCOM, apontam para a reentrada ocorrendo logo nos primeiros minutos do domingo, às 00h34 pelo Horário de Brasília. Outros, como o gerado pelo Apolo11.com, mostram que o satélite iniciará a ruptura no período da tarde, próximo às 14 horas pelo horário de Brasília.

No entanto, três modelos similares mostram o satélite reentrando na atmosfera ainda no período da manhã brasileira, entre 04h17 e 08h22 pelo horário de Brasília. Veja abaixo cinco prognósticos de reentrada do satélite ROSAT e as respectivas margens de erro.
  • USSTRATCOM: 23 out 02h34 UTC (00h34 Hora de Brasília). Margem de erro: +/- 7 horas
  • Aerospace Corporation: 23 out 11h12 UTC (09h12 Hora de Brasília). Margem de erro +/- 10 horas
  • Grupo independente Satorbs (EUA): 23 out 04h17 UTC (02h17 Hora de Brasília). Margem de erro: +/- 4 horas
  • Observador Ted Molczan: 23 out 10h22 UTC (08h22 Hora de Brasília). Margem de erro +/- 7 horas.
  • Apolo11.com: 23 out 16h00 UTC (14h00 Hora de Brasília). Margem de erro: 10 horas
São Paulo
Na noite desde sábado o satélite ROSAT passará sobre o céu da cidade de São Paulo entre 21h56 e 22h01. No momento da passagem o Sol estará 31 graus abaixo do horizonte e o satélite a 207 km de distância, a uma altitude de apenas 191 km. Devido à baixa altitude, será possível tentar ver a passagem do objeto, bastante elevado sobre o horizonte.
O mapa acima mostra a trajetória prevista sobre a cidade de São Paulo nesta noite de sábado.
Para seguir o satélite e prever se passará sobre sua cidade, use o SATVIEW

Atualização - 21 de outubro
Satélite ROSAT pode reentrar na atmosfera acima do Atlântico
Cálculos de reentrada feitos pelo Apolo11 mostram que o satélite alemão ROSAT deve reentrar na atmosfera terrestre na manhã de domingo, acima do oceano Atlântico. O evento ocorrerá quando o artefato estiver a 121 km e altitude, após cruzar a América do Sul em direção ao norte da Europa.
Os cálculos foram feitos na manha de sexta-feira e levam e conta o alto fluxo solar de 156, que há mais de dois dias vem alterando as características das camadas mais altas atmosfera, interferindo na altura e queda do satélite.
Os dados mostram que a ruptura de ROSAT deve ocorrer sobre a latitude 19.2 N e 57.2 W, acima das Ilhas Virgens Americanas, a cerca de 900 km do leste da República Dominicana.
É importante lembrar que este é o ponto médio da previsão de reentrada, com erro aproximado de 10 horas. Essa incerteza deve diminuir à medida que novos dados de decaimento são fornecidos, assim como possíveis alterações na densidade do fluxo solar, que tem grande influência no arrasto produzido no satélite nas altas camadas da atmosfera.
Da mesma forma que o satélite norte-americano UARS, que reentrou na atmosfera terrestre em setembro de 2011, ROSAT também produzirá fragmentos com alto poder de impacto, uma vez que mais de 800 quilos de equipamentos são compostos de material de alta resistência térmica. Mesmo reentrando durante o período diurno, a ruptura produzirá fragmentos incandescentes facilmente visíveis a olho nu.
Por ser um telescópio, a principal peça do equipamento é o espelho primário, com peso aproximado de 400 quilos. Após reentrarem, essas peças cairão em queda livre a uma velocidade de 450 km/h.
Acompanhe
O aplicativo de rastreio SATVIEW mostra a posição atual do satélite e permite estimar quando o mesmo passará sobre sua localidade dentro de 5 dias. Mesmo se você estiver fora do Brasil também é possível prever sua rota. Além disso, o aplicativo tem um chat à disposição dos usuários, que poderão conversar sobre o evento. Para acessar o SATVIEW, clique aqui .

A exemplo do que ocorreu recentemente com o satélite estadunidense UARS, o satélite alemão ROSAT também deverá reentrar na atmosfera terrestre nos próximos dias. O equipamento tem 1.6 toneladas e por possuir materiais altamente densos e resistentes, produzirá lixo espacial com alto poder de impacto na superfície.
Lançado em junho de 1990 da base de Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, Rosat é um telescópio espacial de raios-x que produziu importantes dados científicos até fevereiro de 1999, quando deixou de operar. Foi batizado com esse nome (Röntgensatellit) em homenagem ao físico alemão Wilhelm Röntgen, que em novembro de 1895 produziu pela primeira vez radiação eletromagnética nos comprimentos de onda dos raios-X.
Quando foi colocado em órbita Rosat mantinha a altitude nominal de 580 km e em julho de 2011 esse valor já havia caído para 315 km. Em setembro, a altitude era de apenas 280 km e as primeiras estimativas de reentrada mostravam que a ruptura ocorreria em 11 de outubro. Agora, cálculos feitos pelo Apolo11 indicam que a reentrada ocorrerá próximo às 22 horas (BRT) de 23 de outubro, quando a nave estiver a 135 km acima do nível do mar.
Em 19 de outubro ROSAT já se encontrava a 218 km de altitude, tendo caído aproximadamente 15 km em menos de 24 horas.
De acordo com a agência espacial alemã, um total de 1.6 toneladas de fragmentos deverá resistir à reentrada, já que são formados por vidro e fibra de carbono, altamente resistentes ao calor. Por ser um telescópio, a principal peça do equipamento é o espelho primário, com peso aproximado de 400 quilos. Após reentrarem, essas peças cairão em queda livre, a uma velocidade estimada de 450 km/h.
ROSAT tem órbita inclinada em 52 graus, muito parecida com a do UARS, que reentrou na atmosfera em setembro. Assim, o satélite deverá cair entre as latitudes 52.00N e 52.00S, com o Brasil novamente na rota dos destroços.
O aplicativo de rastreio SATVIEW mostra a posição atual do satélite e permite estimar quando o mesmo passará sobre sua localidade dentro de 5 dias. Mesmo se você estiver fora do Brasil também é possível prever sua rota. Além disso, o aplicativo tem um chat à disposição dos usuários, que poderão conversar sobre o evento. Para acessar o SATVIEW, clique aqui .


Fotos: No topo, espelho principal do telescópio ROSAT, uma das peças que deverá resistir à reentrada na atmosfera. Acima, tela do aplicativo Satview, que mostra o satélite acima da Europa. Crédito: Nasa, DLR, Satview, Apolo11.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!Namastê

VISITORS

free counters

JOGUE RUNAS AQUI

RUNAS

CLIQUE NAS ESFERAS E LEIA A MENSAGEM

SEJA BEM VINDO AO NAMASTÊ



OLÁ PESSOAL!!

ESPERO QUE VOCÊS ENCONTREM OS ASSUNTOS QUE PROCURAM E POSSAM AJUDÁ-LOS DE ALGUMA MANEIRA, POIS ESSE SITE FOI FEITO PARA TODOS NÓS ,QUE BUSCAMOS CONHECIMENTOS E SABEDORIA PARA PODERMOS ESTARMOS EM SINTONIA COM A NOVA ERA !
BOM DIVERTIMENTO À TODOS!!

NAMASTÊ


PARTICIPE DESSE MOMENTO DE ORAÇÃO

PARTICIPE DESSE MOMENTO DE ORAÇÃO

AMADA MARIA E JESUS CRISTO