RETORNO

AMADOS! DEPOIS DE UMA PARADA ,RETORNAMOS REVIGORADOS E CADA VEZ MAIS CERTOS EM CONTINUARMOS NOSSA APRENDIZAGEM.NESSE PERÍODO SOMENTE FORAM POSTADOS MENSAGENS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK,NA QUAL PARTILHAMOS ASSUNTOS TÃO RELEVANTES NESSE MOMENTO DE TRANSIÇÃO!VAMOS EM FRENTE QUERIDOS EM NOSSA CAMINHADA COM AMOR ,LUZ,FÉ E DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES! NAMASTE

sábado, 24 de setembro de 2011

PRIMAVERA - MAGIA DAS FADAS E A Relação da Celebração da Páscoa Com Os Antigos Rituais Da Primavera.



Equinócio de Setembro:

Começa a primavera no hemisfério Sul


 


“Quando o primeiro bebê riu pela primeira vez, o riso quebrou em mil pedaços e eles saíram saltitando, e esse foi o começo das fadas.
E agora, quando cada novo bebê nasce, em sua primeira risada, torna-se uma fada.
Então devia haver uma fada para cada menino e menina.”

RITUAIS DE PRIMAVERA
Por: Rose Aielo Blanco*


"Quando as nuvens parecerem pedras e flores, a terra será renovada por chuvas de primavera".

E chega a primavera! É o despertar da natureza que sai de seu repouso de inverno e traz um renascer, uma renovação que invade a vida vegetal e animal. Para nós, humanos, também é um tempo de recarregar as energias, absorver a força da natureza, revigorar e rejuvenescer.

Povos antigos realizavam rituais a cada mudança de ciclo da natureza, ou seja, a cada mudança de estação. E os rituais de primavera eram valorizados por celebrarem a fertilidade, para marcar o início de um período de abundância e generosidade da Mãe Natureza.

Nessa época, no Equinócio da Primavera, povos antigos da Europa celebravam rituais em homenagem à deusa Eostar, também chamada Eostre, Ostera ou Esther - a deusa que presidia o nascimento da primavera e o despertar da vida na Terra.

O ritual do Equinócio da Primavera também recebia vários nomes, como Sabá do Equinócio da Primavera, Sabá do Equinócio Vernal, Festival das Árvores, Ostara e Rito de Eostre. Era essencialmente um rito de fertilidade. A deusa Eostre era simbolizada segurando um ovo na mão e observando um coelho pulando aos seus pés.

Mais tarde, o cristianismo transformou esta festa na Páscoa. A própria palavra "Esotre" ou "Ostara" deu origem ao termo Easter (Páscoa, em inglês). No hemisfério Norte, a Páscoa é celebrada justamente próximo ao início da primavera. Até os dias atuais, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, colocando este dia sagrado para os cristãos no primeiro domingo após a primeira lua cheia, ou após o Equinócio da Primavera. E a Páscoa celebra justamente a ressurreição, o renascimento.

Outros fatores também podem indicar a relação da celebração da Páscoa com os antigos rituais da primavera. O coelho e os ovos, além de participarem da representação da deusa Eostre, eram antigos símbolos de fertilidade e renascimento. Além disso, decorados e pintados com vários símbolos mágicos, os ovos eram lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Ovos cozidos também eram consumidos durante os ritos de primavera, junto com outros alimentos sagrados como bolo de mel e frutas da estação.

Os celtas realizavam no Equinócio de Primavera o ritual de Ostara - que marcava o ponto nodal no giro da roda do ano, quando o poder da luz começa a ganhar ascendência sobre o poder das trevas. Uma simbologia interessante, pois em Ostara, a duração da noite e do dia são iguais. A luz começa a vencer a escuridão e a partir daí o dia terá maior duração que a noite, inspirando a reprodução das criaturas na Terra e marcando o início de uma época propícia para iniciar, agir e semear. O ritual marcava o início do plantio, tanto físico como espiritual.

Alguns símbolos relacionados aos rituais do equinócio de primavera são as flores e os ovos decorados. Neste dia, povos antigos da Europa colhiam flores nos campos e as levavam para casa, pois acreditavam que as flores colhidas neste equinócio tinham potenciais mágicos e, por meio delas, seriam capazes de se conectarem à poderosa energia renovadora da Natureza. Depois, essas flores eram secas e com elas faziam-se enfeiteis para as casas, que permaneciam até o ritual de Ostara do ano seguinte, época em que eram trocados por novas flores, de forma a garantir a continuidade da renovação, trazendo saúde e prosperidade.

Mesmo nos dias atuais, em meio a tanta tecnologia e conhecimento científico, podemos aproveitar a chegada da primavera para retomar nosso contato com a Mãe Natureza e atrair boas energias de renovação e prosperidade para a nossa vida. Embora atualmente seguidores de sabedorias diversas ainda pratiquem certos rituais ligados aos ciclos da natureza, não é preciso participar de um Sabá para celebrar esta passagem de ciclo tão simbólica. Pequenos e simples rituais podem ser incorporados em nossa rotina para nos lembrar que não estamos aqui por acaso e que não só influenciamos como também somos influenciados por este grande ser do qual fazemos parte: a Mãe Natureza.

Que tal aproveitar este período para atrair prosperidade e encher a sua vida de energia renovadora? Então aí vão algumas dicas para você fazer seu próprio ritual de primavera:

* No Brasil, o equinócio de primavera ocorre geralmente no dia 22 de setembro, com a entrada do Sol no signo de Libra. Alguns dias antes, podemos fazer uma espécie de "dieta da purificação" , eliminando os alimentos e bebidas considerados mais pesados, como a carne vermelha, as bebidas alcoólicas e as ricas em cafeína, os embutidos e enlatados, etc. Isso tudo para que nosso organismo ganhe energias mais sutis. O consumo de chás sem cafeína também é indicado. Alguns deles têm a fama de promover a limpeza do organismo e facilitar a abertura da intuição, é o caso dos chás de anis, canela, alecrim e manjericão.

* Enfeite a casa com flores e frutas. Para estimular determinadas energias, é possível escolhê-las de acordo com sua relação aos planetas. Abaixo segue uma lista para servir de orientação. Se desejar, pode escolher aquelas relacionadas apenas ao planeta regente de seu signo:

PLANETA ........................FLORES............................FRUTAS

Marte ...................cravos e rosas vermelhas ....................goiaba e manga

Vênus .......................rosas cor-de-rosa ...........................maçã

Mercúrio ..............margaridas e crisântemos amarelos ..........frutas cítricas

Lua.......................jasmim e rosas brancas .......................melancia

Sol ....................girassol e flores cor-de-laranja ................melão

Júpiter .................íris e flores roxas ou lilases ..................uvas

Saturno ..................folhas verdes em geral ........................abacaxi

Urano .....................orquídeas e strelitzia ..........................kiwi

Netuno ...................lírios brancos e nenúfar .........................coco

Plutão .....................copo-de-leite .................................amora

* Vista-se com roupas de cores claras ou estampadas com flores e tome banhos perfumados com cravo e canela. Os perfumes mais indicados para este período são os de lavanda e de rosas

* No dia do equinócio de primavera, acenda velas perfumadas, de cores claras e espalhe pelos ambientes. Quando estiver acendendo as velas, se desejar, mentalize a seguinte frase: "Abençoada seja a Primavera que regressa, que a roda da vida sempre gire, que assim seja e que assim se faça!".

* Para se conectar com as energias da natureza, é recomendável fazer passeios em parques e praças, observando a mudança de ritmo da natureza nas plantas e nos insetos e sentindo a grandeza deste momento tão especial, repleto de energia renovadora.

ANNE SCANDELL.
Postado por Anne Scandell fadacom
http://fadacom.blogspot.com/2009/10/rituais-de-primavera.html

▲▼▲▼▲▼▲


Acredita-se que a Primavera é a época do ano onde as Fadas concedem os melhores desejos, pois ganham as flores da Natureza e estão se preparando para o Verão que é uma época em que as fadas podem ser vistas dançando em anéis redondos nos bosques.

Quem sabe se nos aventuramos em jardins ou bosques podemos ter a sorte de encontrar alguma magia!

… O filme “Sonho de Uma Noite de Verão” é um belo exemplo disso. Uma peça de William Shakespeare sobre Titânia Rainha das Fadas e Oberon seu consorte, reproduzido em filme.

E não vamos esquecer que Titânia é a rainha, mas existem muitas fadas de vários poderes na floresta.

Dizem que onde houver um jardim, ainda existe uma fada, mesmo que seja na cidade grande.

Onde você mora deve ter um jardim, um quintal com vasos e plantas, ou próximo de sua casa deve ter uma praça. Entre no clima da Primavera e tente fazer amizade com uma fada.

Para os iniciantes, é melhor tentar em casa, pois quem nunca fez contato com elas, sente-se desacreditado e envergonhado, que é muito natural.

A dica é simples, deixe sempre perto de um jardim ou vaso de planta, uma bandejinha (feita de papelão mesmo) com algum pedacinho de alimento (tipo lanche) e algum presentinho, uma miniatura. E acenda um incenso todo dia, no mesmo horário, e enquanto acende converse com a fada como se ela estivesse ali.

Não espere um sinal rápido, às vezes demoram meses para elas confiarem em você e demonstrarem sua existência.

A época de melhor contato é do início da Primavera e o decorrer até o final do verão.

Somente após muitos contatos que você deve pedir ajuda com seus desejos. Mas é certo que elas ajudam.



Invite Faeries into the House to Help with Chores, Louise Heyden

Fada Mágica para limpeza da Primavera e Reunião do Green Man
(HOMEM VERDE)

A magia das fadas é mais potente na primavera.
Trabalhe com espíritos da natureza e encontre o homem verde para trazer novos projetos e limpar os indesejáveis.

Fadas são poderosas no trabalho da primavera, incentivando o crescimento do fundo do solo. Utilize este poderoso tempo de mudança e de renascimento para ir profundamente dentro de seu próprio ego e conduções de idéias, sonhos e desejos, de modo que a fadas possam ajudar a trazê-los para a vida.

Quem é o Homem Verde?

O homem verde é a própria essência da natureza, e tem sido documentado em muitas formas diferentes, de Robin Greenwood ao Rei de milho, o Caçador Herne ao Cavaleiro Verde.

A forma mais potente para manter contato com o Homem Verde é sair para a própria natureza, gastando o tempo a trabalhar com ele e se tornar um com ele. Encontrá-lo nas antigas florestas, e onde a natureza é deixada à solta e selvagem.

Para convidar o Homem Verde para a casa, constra um santuário no jardim para ele, com imagens do Homem Verde, oferendas da natureza, e um lugar para sentar e contemplar.


Celebrar a natureza é uma maneira de chamar sua atenção; dançar alegremente no meio das árvores, amorosamente fale com árvores antigas. Sente-se e medite com a natureza.

Saiba mais sobre ele através de mitos e lendas arquetípicos:

Seus muitos disfarces podem ser divididos em representações dos sentidos e das estações, para a Primavera no leste, ele é Robin Hood. Este antigo herói da Greenwood traz lições de foco, seu talento era para acertar o alvo com seu arco longo, ensinando-lhe a finalidade intenção espiritual com disciplina e sabedoria.

Casa das fadas

As casas são perfeitas para trabalhar com o ritual da primavera Longe de ser uma tarefa árdua, isso pode realmente ser extremamente de rejuvenescimento e limpeza.

Use o ritual para limpar a desordem física, mental, emocional e espiritual. Ao varrer a poeira e sujeira para fora da sua casa, imagine problemas e padrões de pensamento negativo que estão sendo varridos para fora com eles.

Bênção - É a conduta de limpar um espaço ou casa para remover a energia negativa.

Reforçar estas atividades, convidando as fadas da casa para estar presente enquanto você trabalha, e para auxiliar nos rituais e limpeza. Peça-lhes que:

* Encantem sua água de limpeza
* Criem uma barreira protetora ao redor da casa
* Ajuda as plantas para crescerem fortes e saudáveis.
* Leve a negatividade fora da casa

Reforçar a sua ligação com fadas casa para receber os encantos, as canções e magias que podem abençoar a casa e seus habitantes. Não se esqueça de retribuir sua generosidade, deixando presentes ou ajudá-las no retorno, pela reciclagem ou pela tomada de sua casa mais verde.

Tempo Fadas

As fadas são conectadas com todas as formas da natureza, incluindo o tempo. Na primavera, no Hemisfério Norte pode experimentar sol, chuva, névoa, névoa, vento, e até mesmo neve, para estar preparado para encontrar todos os tipos de fadas do tempo!

Nevoeiro é uma reminiscência de um véu entre os mundos. Ao caminhar na neblina, as fadas podem tentar passar as mensagens do outro mundo, de modo a manter controle de seus pensamentos!

Chuva - é um momento perfeito para contato com as fadas de chuva, como a fada da água bela húngara Szepasszony, que dança em tempestades e chuvas de granizo.

A chuva pode despertar o espírito e renovar a alma, por isso o trabalho com fadas da chuva de renovação e purificação. Bem-vindo o poder de cura da chuva porque dá força vital para as plantas, e deixam limpa a sua vida também.

fadas do tempo também pode ensiná-lo a enfrentar a tempestade, e estar preparado para todas as situações. O clima da primavera é incerto e tumultuado, e seus espíritos podem ajudá-lo a aprender a lidar com esse turbilhão em sua própria vida.

Referências:

Matthews, John. A Busca do Homem Verde. Godsfield Press, 2001

Moorey, Teresa. A Bíblia de fadas. Godsfield Press, 2008

Read more at Suite101: Advanced Working with Spring Faeries: Faerie Magic for Spring Cleaning and Meeting the Green Man http://www.suite101.com/content/advanced-working-with-faeries-for-s...
extraído de: http://www.suite101.com/content/advanced-working-with-faeries-for-s...

Casas de fadas no jardim

escrito por tammy



recycled fairy house
Primavera está aqui, e assim são as fadas da horta.
No jardim fadas saem à noite quando todos estão dormindo e ajudam as suas flores crescer.
Se você criar uma bela casa e colocá-la no seu jardim as flores florescem e quando chover, as fadas vai ter um lugar para secar suas asas e desfrutar de uma taça de néctar.


Embalagens de plástico a partir do trabalho de reciclagem 
Foram utilizados recipientes vazios de cogumelos e um pot-pourri natural de pétalas de flores, galhos e folhas coletadas dentro e ao redor da casa para criação.


Uma cola à prova d'água é recomendada se você quiser  que suas casas resistam
what you need
Material:
- Embalagens vazias de cogumelos
- Cola para artesanato lavável
- Potpourri galhos e folhas
- Restos de grama páscoa
- Tesoura
- Extras: a cola glitter, adesivos, espuma contas



O que fazer:
Vire o recipiente de cabeça para baixo e corte uma porta.
Despeje uma colagem em algumass tampa do recipiente de plástico e use pincéis velhos para aplicar uma camada grossa de cola para o recipiente.
Afixe o pot-pourri, galhos e folhas na cola molhada, tentando cobrir o máximo do recipiente de plástico que possível.
Deixe a cola secar durante a noite e depois coloque no jardim para os amigos da pequena fada.
** Nós estávamos nos divertindo muito com as nossas casas com miçangas, adesivos, pompons e restos de grama de Páscoa,  a casa toda decorada com brilhantes cola glitter **


recycled fairy house detail
A casa acima foi feito por uma menina de 5 anos de idade. Ela fez tudo, desde o corte de design e decoração por conta própria (com supervisão, é claro).

extraído de: http://craftawl.com/tag/garden/


CLIQUE AQUI E APRENDA A FAZER UM JARDIM DE FADAS

CONSTRUA SEU JARDIM DE FADAS




Jardim dos Anjos e Fadas

Tudo pode ser feito com um pouco de imaginação!










Primeiro dia da primavera (Equinócio da Primavera).
Em 2010, no Hemisfério Sul, ocorre no dia 22/Set à 18h19min (Horário de Brasília).

O Sabbat do Equinócio da Primavera, também conhecido como Sabbat do Equinócio Vernal, Festival das árvores, Alban Eilir, Ostara e Rito de Eostre, é o rito de fertilidade que celebra o nascimento da Primavera e o redespertar da vida na Terra. Nesse dia sagrado, os Bruxos acendem fogueiras novas ao nascer do sol, se rejubilam, tocam sinos e decoram ovos cozidos - um antigo costume pagão associado à Deusa da Fertilidade.

Os ovos, que obviamente são símbolos da fertilidade e da reprodução, eram usados nos antigos ritos da fertilidade. Pintados com vários símbolos mágicos, eram lançados ao fogo ou enterrados como oferendas à Deusa. Em certas partes do mundo pintavam-se os ovos do Equinócio da Primavera de amarelo ou dourado (cores solares sagradas), utilizando-os em rituais para honrar o Deus Sol.

Os aspectos da Deusa invocados nesse Sabbat são Eostre (a deusa saxônica da fertilidade) e Ostara (a deusa alemã da fertilidade). Em algumas tradições wiccanas, as deidades da fertilidade adoradas nesse dia são a Deusa das Plantas e o Senhor das Matas.

Como a maioria dos antigos festivais pagãos, o Equinócio da Primavera foi cristianizado pela Igreja na Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A Páscoa (em inglês "Easter", nome derivado da deidade saxônica da fertilidade, Eostre) só recebeu oficialmente esse nome da Deusa após o fim da Idade Média.

Até hoje, o Domingo de Páscoa é determinado pelo antigo sistema do calendário lunar, que estabelece o dia santo no primeiro domingo após a primeira lua cheia, no ou após o Equinócio da Primavera. (Formalmente isso marca a fase da "gravidez" da Deusa Tríplice, atravessando a estação fértil.) A Páscoa, como quase todas as festividades religiosas cristãs, é enriquecida com inúmeras características, costumes e tradições pagãos, como os ovos de Páscoa e o coelho. Os ovos, como mencionado, eram símbolos antigos de fertilidade oferecidos à deusa dos Pagãos. A lebre era um símbolo de renascimento e ressurreição, sendo animal sagrado para várias deusas lunares, tanto na cultura oriental como na ocidental, incluindo a deusa Ostara, cujo animal era o coelho.

Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbat do Equinócio da Primavera são os ovos cozidos, os bolos de mel, as primeiras frutas da estação em ponche de leite. Na Suécia, os "waffles" eram o prato tradicional da época.

Incensos: violeta africana, jasmim, rosa sálvia e morango.
Cores das velas: dourada, verde, amarela.
Pedras preciosas sagradas: ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho.
Ervas ritualísticas tradicionais: bolota, quelidônia, cinco-folhas, crocus, narciso, corniso, lírio-da-páscoa, madressilva, íris, jasmim, rosa, morango, atanásia e violetas.

Ritual do Sabbat Ostara

Comece marcando um círculo de 3m de diâmetro, usando giz ou tinta branca. Monte um altar no centro do círculo, voltado para o norte. Coloque uma vela da cor apropriada do Sabbat no centro do altar. à direita (leste), coloque um incensório com o incenso apropriado do Sabbat ou um turíbulo contendo pedaços de carvão aquecidos, sobre o qual a sálvia será queimada. à esquerda (oeste) da vela, coloque uma tigela com ovos cozidos decorados com runas, desenhos de fertilidade e outros símbolos mágicos.

Diante da vela (sul), coloque um punhal e uma espada cerimonial consagrados. Após salpicar um pouco de sal sobre o círculo para purificá-lo, pegue a espada cerimonial e trace o círculo em movimento destrógiro, começando no leste. Enquanto traça, diga: ABENçOADO SEJA ESTE CíRCULO DO SABBAT SOB O NOME DIVINO DE OSTARA, ANTIGA DEUSA DA FERTILIDADE E DA PRIMAVERA. SOB SEU SAGRADO NOME E SOB A SUA PROTEçãO ESTE RITUAL DE SABBAT AGORA SE INICIA.

Coloque a espada de volta no altar e, então, acenda a vela e o incenso. Pegue o punhal com a mão direita e ajoelhe-se diante do altar com a lâmina sobre o coração, dizendo: ABENçOADA SEJA A DEUSA DA FERTILIDADE, ABENçOADO SEJA O SEU RITUAL DA éPOCA DA PRIMAVERA. ABENçOADO SEJA O REI-DEUS SOL, ABENçOADA SEJA A SUA LUZ SAGRADA.

Coloque a lâmina da espada sobre a região do Terceiro Olho em sua testa e diga: O SOL CRUZOU O EQUADOR CELESTE, TRAZENDO O SOL E A LUA COM A MESMA DURAçãO DE HORAS. FINALMENTE A DEUSA DA PRIMAVERA RENASCEU, A SUA BELEZA Dá VIDA àS áRVORES E àS FLORES. ABENçOADA SEJA A DIVINA DEUSA DAS MATAS. ELA é A CRIADORA DE TODAS AS COISAS VIVAS. ABENçOADO SEJA O SENHOR DAS MATAS. EU CANTO ESTA CANçãO PARA A DEUSA E PARA O DEUS. DESPERTEM, DESPERTEM TODOS E OUçAM A VOZ DO CHAMADO DA DEUSA. ABENÇOADA SEJA A NOSSA MÃE TERRA, QUE ELA SEJA PREENCHIDA COM PAZ, MAGIA E AMOR. A DEUSA RESPIRA A VIDA. A DEUSA Dá A VIDA. A DEUSA é A VIDA. ELA REINA SUPREMA. ASSIM SEJA!

Encerre o ritual apagando a vela e desfazendo o círculo com a espada cerimonial em movimento levógiro. Os ovos podem ser comidos como parte do banquete do Sabbat do Equinócio da Primavera, e jogam-se conchas numa fogueira ao ar livre ou enterram-nas no chão como oferenda à Mãe Terra.

Fonte: 'Wicca - A Feitiçaria Moderna', de Gerina Dunwich
EXTRAÍDO DE: http://www.circulosagrado.com/cs/celebracoes/ostara.php


Leia também

IMBOLC .OSTARA .BELTANE .LITHA. LUGHNASADH. MABON - HERFEST . SAMHAIN. YULE

Os melhores momentos para buscar contato com as fadas é ao entardecer ou a meia-noite quando a lua está cheia.

As fadas adoram música, dança, diversão, risos e a música e suas festas são as melhores. E ainda, por estarem em contato direto com a natureza, as fadas festejam as trocas das estações, porém elas se regem pelo calendário celta e lunar, bem distinto do nosso gregoriano. Suas principais festividades são:

SIGLAS:
HN - HEMISFÉRIO NORTE
HS - HEMISFÉRIO SUL

IMBOLC (HN-1/02;HS 01/08)
OSTARA (HN-21/03;HS-21/07)
BELTANE (HN-01/05;HS-31/10)


æææ

SOLSTÍCIO DE VERÃO (LITHA)

LUGHNASADH (HN-01/08;HS-02/02)
MABON - HERFEST (HN-23/09;HS-21/03)
SAMHAIN (HN-31/10;HS-01/05)

æææ

YULE - SOLSTÍCIO DO INVERNO
Sol steti "Solstício" - Litha - Ritual de Litha

Litha é uma grande oportunidade para fazer um balanço da vida, trazendo desejos de fruição, ao prazer em se criar algo, e também se livrar dos aspectos que impedem você de seus objetivos.

Litha

Litha marca o primeiro dia do verão e se situa entre Erelitha e Afterlitha no calendário germânico antigo e um dos oito sabás neopagães. O termo é usado especialmente no calendário Asatru.

Ocorre no Hemisfério Sul em 21 de Dezembro e 21 de junho no hemisfério norte.

Clique aqui
http://portaldosanjos.ning.com/group/avalonouglastonburyaverdadetem...
æææ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!Namastê

VISITORS

free counters

JOGUE RUNAS AQUI

RUNAS

CLIQUE NAS ESFERAS E LEIA A MENSAGEM

SEJA BEM VINDO AO NAMASTÊ



OLÁ PESSOAL!!

ESPERO QUE VOCÊS ENCONTREM OS ASSUNTOS QUE PROCURAM E POSSAM AJUDÁ-LOS DE ALGUMA MANEIRA, POIS ESSE SITE FOI FEITO PARA TODOS NÓS ,QUE BUSCAMOS CONHECIMENTOS E SABEDORIA PARA PODERMOS ESTARMOS EM SINTONIA COM A NOVA ERA !
BOM DIVERTIMENTO À TODOS!!

NAMASTÊ


PARTICIPE DESSE MOMENTO DE ORAÇÃO

PARTICIPE DESSE MOMENTO DE ORAÇÃO

AMADA MARIA E JESUS CRISTO