RETORNO

AMADOS! DEPOIS DE UMA PARADA ,RETORNAMOS REVIGORADOS E CADA VEZ MAIS CERTOS EM CONTINUARMOS NOSSA APRENDIZAGEM.NESSE PERÍODO SOMENTE FORAM POSTADOS MENSAGENS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK,NA QUAL PARTILHAMOS ASSUNTOS TÃO RELEVANTES NESSE MOMENTO DE TRANSIÇÃO!VAMOS EM FRENTE QUERIDOS EM NOSSA CAMINHADA COM AMOR ,LUZ,FÉ E DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES! NAMASTE

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Novas imagens mostram cometa Elenin agonizando no espaço

Cometa Elenin




A poucos dias de atingir o periélio, o cometa C/2010 X1 Elenin nem de longe lembra o vigoroso objeto que durante meses despertou a curiosidade do público. Novas imagens feitas por astrônomos amadores mostram que o cometa está se rompendo e deverá se desintegrar nos próximos dias.

Clique para Ampliar

As cenas acima foram registradas pelo astrônomo amador Michael Mattiazzo, e mostram forte escurecimento da cauda e do núcleo cometário entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro. Quando a imagem de 29 de agosto foi obtida já era nítida a queda do brilho do cometa quando comparada a observações feitas anteriormente. Na ocasião Mattiazzo já especulava sobre a possibilidade de Elenin não chegar inteiro ao periélio do dia 10 de setembro.
O descobridor do cometa, Leonid Elenin, também concorda com as observações de Mattiazzo. Elenin sustentou sua tese através de um gráfico em que apresenta 10 cometas que se aproximaram a menos de 75 milhões de quilômetros do Sol. No gráfico, baseado na magnitude e distância, os objetos vistos à esquerda da linha vermelha se romperam antes de alcançar o periélio enquanto o lado direito é considerado uma área segura.


O gráfico foi obtido através do modelo criado pelo astrônomo J. Bortle e segundo Elenin, foi bastante preciso para estimar a possibilidade de rompimento dos objetos apresentados. Nele, o cometa C/2010 X1 é plotado em amarelo quando se estima sua magnitude através de observações visuais e em azul quando se usa a magnitude informada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL.

Se forem consideradas as observações visuais, Elenin já pode ser considerado um cometa em fase de desintegração.
A imagem do dia 2 de setembro apresenta uma coma de condensação praticamente inexistente, o que pode significar que Elenin se rompeu em diversos pedaços, alguns deles não maiores que algumas centenas de metros.
É importante notar que a ruptura de um cometa quando se aproxima do Sol não é um fenômeno raro, mas não é comum de ser observada em cometas próximos à Terra. Mesmo se partindo, os inúmeros fragmentos deverão prosseguir na órbita anteriormente calculada, ao mesmo tempo que os pedaços maiores continuarão a se quebrar.

cometa Elenin em 3 de setembro de 2011

Ao que tudo indica, é bastante improvável que Elenin possa ser visto no mês de outubro, quando deverá atingir a menor distância com a Terra, a 35 milhões de quilômetros.

Por ora, a melhor coisa a fazer é aguardar pelo dia 23 de setembro, quando o cometa deverá surgir nas lentes do coronógrafo do telescópio espacial Soho. Os resultados dessa observação é que vão determinar como C/2010 X1 poderá ser visto em outubro, mas no entender de seu descobridor a jornada de Elenin parece estar chegando ao fim.

No topo, comparativo de imagens mostra abrupta queda de brilho nas componentes cometárias de C/2010 X1. Na sequência, gráfico mostra possível desintegração de Elenin baseada no modelo astrônomo J. Bortle. Acima, imagem do cometa Elenin registrada em 3 de setembro pelo astrônomo John Drummond, confirmando a queda de brilho do cometa. Crédito: Michael Mattiazzo/Leonid Elenin/John Drummond, Apolo11.com.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!Namastê

VISITORS

free counters

JOGUE RUNAS AQUI

RUNAS

CLIQUE NAS ESFERAS E LEIA A MENSAGEM

SEJA BEM VINDO AO NAMASTÊ



OLÁ PESSOAL!!

ESPERO QUE VOCÊS ENCONTREM OS ASSUNTOS QUE PROCURAM E POSSAM AJUDÁ-LOS DE ALGUMA MANEIRA, POIS ESSE SITE FOI FEITO PARA TODOS NÓS ,QUE BUSCAMOS CONHECIMENTOS E SABEDORIA PARA PODERMOS ESTARMOS EM SINTONIA COM A NOVA ERA !
BOM DIVERTIMENTO À TODOS!!

NAMASTÊ


PARTICIPE DESSE MOMENTO DE ORAÇÃO

PARTICIPE DESSE MOMENTO DE ORAÇÃO

AMADA MARIA E JESUS CRISTO