RETORNO

AMADOS! DEPOIS DE UMA PARADA ,RETORNAMOS REVIGORADOS E CADA VEZ MAIS CERTOS EM CONTINUARMOS NOSSA APRENDIZAGEM.NESSE PERÍODO SOMENTE FORAM POSTADOS MENSAGENS EM NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK,NA QUAL PARTILHAMOS ASSUNTOS TÃO RELEVANTES NESSE MOMENTO DE TRANSIÇÃO!VAMOS EM FRENTE QUERIDOS EM NOSSA CAMINHADA COM AMOR ,LUZ,FÉ E DEUS EM NOSSOS CORAÇÕES! NAMASTE

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O QUE É MEDITAÇÃO E COMO MEDITAR?



Amados Irmãos,

Cada vez mais Estudantes da Luz nos procuram afirmando que não conseguem meditar e perguntando o que fazer para conseguir ...

Como consideramos a Meditação uma Prática Espiritual essencial para a elevação da consciência (se não a mais importante e primordial), achamos indispensável esta Prática de forma correta.

E afirmamos, a todos e a cada um: TODOS SABEM COMO MEDITAR, POIS A MEDITAÇÃO FAZ PARTE DE NOSSA NATUREZA SAGRADA!

Abaixo um vídeo, montado pelo TEMPLO DO SOL, com instruções sobre o assunto e depois o texto, para quem desejar estudar com mais calma.

  Se for copiar e divulgar em outras redes, solicitamos a gentileza de respeitar os créditos e citar a Rede de origem.

Shanti!

Mharcya de Sá
TEMPLO DO SOL



Meditação
  
Meditação é a sua natureza

O que é meditação? É uma técnica que pode ser praticada? Um esforço que você tem de fazer? Algo que a mente pode conseguir? NÃO. Tudo o que a mente é capaz de fazer não pode ser meditação – ela é algo além da mente, onde a mente é totalmente impotente.
        A mente não pode penetrar na meditação; onde a mente termina, a meditação começa. Isso tem de ser lembrado, porque em nossa vida, o que quer que façamos, fazemos através da mente; o que quer que consigamos, conseguimos através da mente. E então, quando nos voltamos para dentro, começamos novamente a pensar em termos de técnicas, métodos, atos, porque o todo da experiência da vida nos mostra que tudo pode ser feito pela mente. Sim – exceto a meditação, tudo pode ser feito pela mente. Tudo é feito pela mente, exceto a meditação. Porque a meditação não é um feito – é a sua natureza. Não tem de ser conseguida; tem apenas de ser reconhecida, tem apenas de ser recordada. Ela está aí esperando por você – é só você voltar-se para dentro, e ela está disponível. Você a tem carregado sempre e sempre.
        A meditação é a sua natureza intrínseca – ela é você, é o seu ser, não tem nada a ver com os seus atos.
        Você não pode tê-la, nem pode não tê-la. Ela não pode ser possuída, ela não é uma coisa. Ela é você. Ela é o seu ser.  

Meditação é estar alerta

O que quer que faça, faça-o em profundo estado de alerta; até mesmo as pequenas coisas tornam-se sagradas. Assim, cozinhar ou limpar tornam-se coisas sagradas, uma devoção. Não é uma questão de o que você está fazendo, a questão é como você o está fazendo. Você pode limpar o chão como um robô, uma coisa mecânica: você tem de limpa-lo, por isso o limpa. Então, você perde algo belo. Então, você desperdiça esses momentos apenas limpando o chão. Limpar o chão poderia ter sido uma grande experiência; você a perdeu. O chão fica limpo, mas algo que poderia ter acontecido em seu íntimo não aconteceu. Se você estivesse consciente, não só o chão estaria limpo, mas você teria se sentido purificado. Limpe o chão cheio de consciência, iluminado pela consciência. Trabalhe, sente-se ou caminhe, mas uma coisa tem de ser um contínuo fio condutor: faça cada vez mais e mais momentos da sua vida iluminado pela consciência. Deixe a chama da consciência arder em cada momento, em cada ato. O efeito cumulativo é o que é a Iluminação. O efeito cumulativo, todos os momentos juntos, todas as pequenas chamas juntas tornam-se uma grande Fonte de Luz.

Meditação é não fazer

Como meditar?
        Resposta: Não é preciso perguntar como meditar, apenas pergunte como permanecer não-ocupado.
        A meditação acontece espontaneamente.
        Apenas pergunte como permanecer não-ocupado, isso é tudo. Este é todo o truque da meditação: como permanecer não-ocupado. Então, você não pode fazer nada. A meditação florescerá.
Quando você não está fazendo coisa alguma, a energia se move na direção do centro, ela se assenta na direção do centro. Quando você está fazendo alguma coisa, a energia se move para fora. O fazer é um modo de se ir para fora. O não-fazer é um modo de se ir para dentro. A ocupação é uma fuga. Você pode ler a Bíblia, pode tornar isso uma ocupação. Não há diferença entre as ocupações religiosas e as ocupações seculares: todas as ocupações são ocupações, e o ajudam a se manter agarrado do lado de fora do seu ser. São desculpas para se permanecer do lado de fora.
O homem é ignorante e cego, e quer permanecer ignorante e cego, porque olhar para dentro é como entrar num caos. E é assim mesmo: dentro, você criou um caos. Você tem de encontrar esse caos e atravessa-lo. É preciso coragem – coragem para ser você mesmo e coragem para voltar-se para dentro. Não há nada que exija tanta coragem quanto isso – a coragem de ser meditativo.
Mas as pessoas que estão comprometidas com o lado de fora – ocupadas com coisas mundanas ou coisas não-mundanas, mas ocupadas do mesmo modo – pensam ...e criam uma ilusão em torno disso.

Meditação é testemunhar

A meditação começa quando você se separa da mente e torna-se uma testemunha. Esse é o único modo de você se separar de qualquer coisa. Se você olha para a luz, naturalmente, uma coisa é certa: você não é a luz, você é quem está olhando para ela. Se observa as flores, uma coisa é certa: você não é a flor, é o observador.
        Observar é a chave da meditação.
        Observe a sua mente.
        Não faça nada – nenhuma repetição de mantra, nem repetição do nome de Deus – apenas observe o que quer que sua mente esteja fazendo. Não a perturbe, não a evite, não a reprima; não faça coisa alguma. Seja apenas um observador. O milagre de observar é a meditação. Enquanto você observa, pouco a pouco, a mente se torna vazia de pensamentos; mas você não está adormecendo, está se tornando mais alerta, mais consciente.
        Quando a mente ficar totalmente vazia, toda a sua energia se tornará uma Chama do Despertar. Essa Chama é o resultado da meditação. Então você pode dizer que a meditação é um nome para a observação, o testemunhar, o observar – sem qualquer julgamento, sem qualquer avaliação. Pela observação você de imediato livra-se da mente ...
        Se você quiser entender exatamente o que é a meditação, Gautama Buda é o primeiro homem que lhe deu a definição certa e precisa: é testemunhar.
  
O que não é Meditação

. Uma coisa sisuda e triste: Quando falamos em meditar, geralmente logo se imagina alguém muito sério, sisudo, sentado com as pernas cruzadas, com as mãos sobre os joelhos, com os dedos formando círculos e, frequentemente, repetindo sons que ninguém consegue entender. De primeira, costuma-se fazer idéia de algo triste e monótono, praticado por pessoas um tanto quanto alienadas, quando não meio malucas. E mais, além de muitos construírem tal impressão, a maior parte das pessoas sequer consegue se imaginar praticando algum tipo de meditação; nesse momento, ouve-se muito a frase “Eu?!? Ficar assim, parado, sem fazer nada? Só se me amarrarem!”. Na verdade, essa é uma falsa idéia, uma impressão distorcida, em parte mesmo por culpa de alguns meditadores do passado. Para meditar, não precisa se ficar triste, nem de “cara feia”; ao contrário, pode ser um momento de grande alegria. E quanto a ficar parado, é uma coisa que se aprende gradativamente, e nem sempre se precisa começar assim. Além disso, não se deve confundir a tranqüilidade com a tristeza. Isso seria como a atitude da criança, que vê o pai cochilando gostosamente em uma rede, após um agradável almoço na varanda de uma casa à beira da praia e julga tal atitude como alguma coisa muito chata, parada e triste, da qual ela não consegue entender como alguém pode gostar.

. Uma religião: As religiões orientais sugerem técnicas meditativas aos seguidores, e isso acabou provocando um desvio de interpretação, no qual se imagina que meditação e religião do Oriente são a mesma coisa. A ligação entre tais correntes religiosas e a meditação é fácil de entender. A nossa cultura, judaico-cristã, apesar de pregar um Deus presente em todas as coisas, propõe uma oração para um Deus dual; e isso é bem entendido quando falamos em “orar para Deus que está no Céu”, ou seja, orar para Deus que está longe, nos Céus, separado e muito acima de nós. Tal abordagem tem o mérito de fazer com que nos sintamos cientes de que precisamos buscar o crescimento, e com isso diminui o inchaço doentio do ego. Porém, também traz consigo a imagem de um Deus que está fora de nós. Nas religiões orientais, ao contrário, prega-se a existência de um Princípio Divino interno, que na verdade é a essência de cada um de nós. Assim sendo, com uma Essência Divina, a busca de cada um consiste em esplêndido instrumento. Esse posicionamento, sem dúvida, induz à auto-observação, catalisando o crescimento individual, embora também crie a tendência à internalização exagerada, isolamento e menor troca social, o que também pode ser um retardo para o equilíbrio do meditador. Assim sendo, as práticas meditativas não pertencem à esta ou àquela cultura, ou à esta ou àquela religião, embora possam ter sido disseminadas a partir de focos específicos. É possível meditar na respiração com os budistas sem ser um budista; é possível meditar caminhando com os vietnamitas sem ser um vietnamita; é possível meditar girando com os sufis sem ser um sufi. Na verdade, mesmo em outras comunidades muito antigas já se conheciam práticas meditativas, como entre os índios americanos e os esquimós. O que ocorre, e frequentemente causa confusão, é que algumas práticas foram criadas sobre princípios de alguma tradição religiosa, que precisam ser explicados no momento de ensiná-las. Vamos supor que você esteja em um curso de canto gregoriano, por exemplo, e a peça que vai ser ensinada hoje é baseada no amor de Maria pelo menino Jesus. É claro que o professor, para explicar a interpretação que deverá ser dada pelo coro, terá que inserir a todos no contexto em que a peça foi criada, e por isso começa a relatar como o autor inspirou-se na amorosidade de Mãe Maria. Se alguém entrasse na sala de canto neste momento, pensaria tratar-se de uma aula de religião, porque a conversa poderia lembrar um sermão de igreja; porém, tanto o professor quanto os alunos poderiam até ser ateus, pois o aprendizado da prática não exige que se incorpore a crença religiosa. Para se meditar, não é preciso pertencer a alguma religião específica. Não é preciso deixar de pertencer a alguma religião específica. Não é preciso ter religião.

. Uma filosofia: Como vimos acima, várias culturas já foram berços de técnicas meditativas. Mesmo em tribos africanas e entre cristãos da antiguidade, já foram detectadas práticas de meditação. Por isso, para aprender a meditar, não é preciso preocupar-se em aprender princípios filosóficos desta ou daquela cultura. Os orientais, por muito tempo, pecaram por se comportar como um coração constantemente em diástole, voltados para si, evitando o contato, o toque e a exposição dos sentimentos. Enquanto isso, os ocidentais tendem a se comportar como um coração em permanente sístole, voltados apenas para o exterior, para as relações sociais e a exposição de idéias e sentimentos (mesmo que falsos), evitando parar e olhar para dentro de si. Como vemos, o equilíbrio não é ocidental ou oriental, e se buscamos o equilíbrio através da meditação, devemos buscá-lo independentemente de valores culturais. Um meditador não é “versado nisto ou aquilo”, mas sim alguém que deseja viver a agradável aventura de experimentar as práticas meditativas sem perder a capacidade de relacionar-se.


. Uma prática que exige mudanças: Nada é “exigido” a quem deseja aprender a meditar. Não é necessário adotar uma religião e nem aprender uma filosofia. Não é preciso ser esotérico, nem gostar de incensos e nem usar roupas indianas. Não é preciso tornar-se sisudo, nem mudar a postura social, nem deixar de sair à noite. Caso ocorra alguma mudança, ela deverá acontecer “de dentro para fora” e será tão espontânea, tão natural, que não poderá causar nenhuma sensação opressora em você.




Publicado por Mharcya de Sá  do site Comando Estelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!Namastê

VISITORS

free counters

JOGUE RUNAS AQUI

RUNAS

CLIQUE NAS ESFERAS E LEIA A MENSAGEM

SEJA BEM VINDO AO NAMASTÊ



OLÁ PESSOAL!!

ESPERO QUE VOCÊS ENCONTREM OS ASSUNTOS QUE PROCURAM E POSSAM AJUDÁ-LOS DE ALGUMA MANEIRA, POIS ESSE SITE FOI FEITO PARA TODOS NÓS ,QUE BUSCAMOS CONHECIMENTOS E SABEDORIA PARA PODERMOS ESTARMOS EM SINTONIA COM A NOVA ERA !
BOM DIVERTIMENTO À TODOS!!

NAMASTÊ


PARTICIPE DESSE MOMENTO DE ORAÇÃO

PARTICIPE DESSE MOMENTO DE ORAÇÃO

AMADA MARIA E JESUS CRISTO